quarta-feira, 20 de julho de 2011

RAIMUNDO VISITA O PA BOA AGUA II EM UPANEMA

Aisamaque Darliton(Sec. de Agric. de Upanema), Senhor Raimundo Paulino, Ismar Vicente(Tesoureiro STR de Upanema) e Raimundo Canuto(presidente Credioeste)
Raimundo Canuto (presidente da Credioeste), acompanhado de Aisamaque Daliton (secretário de agricultura de Upanema) e Ismar Vicente (STR de Upanema) visitaram o PA do Credito Fundiário Boa Agua II em Upanema, para abraçar o Presidente do STR de Upanema, o sindicalista PAULINO PEREIRA NETO e aproveitando falar da Credioeste-Sol.

No PA Boa Agua II encontramos um empreendimento bastante importante que é uma Marcenaria Rural, administrada pelo amigo Sebastião Cid da Cruz Silva, que tem realizado com sucesso a fabricação de portas, janelas, moveis e outras peças.

A Marcenaria do assentamento Boa Agua II é um empreendimento comercial que em breve estará fazendo suas transações bancárias na Credioeste-Sol.

FM LIBERDADE de Upanema entrevistou o presidente da Credioeste-Sol Raimundo Canuto

FM LIBERDADE de Upanema entrevistou o presidente da Credioeste-Sol Raimundo Canuto
Jornalista Núbio de Melo, Raimundo Canuto(presidente da Credioeste) e Aisamaque Daliton(Sec. de Agricultura de Upanema)
Por ocasião da visita da Credioeste-Sol ao município de Upanema, o presidente desta instituição Raimundo Canuto, foi entrevistado na Rádio FM Liberdade, pelo jornalista Núbio de Melo, no Programa Jornal da Liberdade.

Raimundo Canuto, acompanhado de Aisamaque Daliton (secretário de agricultura de Upanema), participou do referido programa falando da importância da Credioeste, dos serviços e produtos desta e da campanha de ampliação de seu quadro social, que hoje é de 600 cooperados, onde se pretende chegar até o final de 2011 com no mínimo 1.000 cooperados.

UPANEMA NOTICIAS SE ENTRETENDO E SE ATUALIZANDO COM O DIA-A-DIA.: AOS AMIGOS............

UPANEMA NOTICIAS SE ENTRETENDO E SE ATUALIZANDO COM O DIA-A-DIA.: AOS AMIGOS...........

AOS AMIGOS............


Deus, na sabedoria, criou o amigo. alguém em que se possa confiar, um amigo fiel que nos compreenda, e nos estenda sempre a mão para ajudar.
Ele sentiu que precisaríamos de alguém, que nos confortasse quando estivéssemos tristes, cuja especial ternura e sorriso feliz, nos fizesse sentir que vale a pena viver.
Alguém com quem dar um passeio, compartilhar um livro ou um segredo. Bater-papo ao telefone, mas que também, perceba nossa necessidade de estar algum momento a sós.
Em resumo, Deus criou o amigo para ser alguém que sempre nos alegramos em rever. Existem poucas coisas que Deus possa nos dar que signifiquem tanto como um bom amigo. Feliz dia do Amigo!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

SECRETARIA DE AGRICULTURA CONVIDA AGRICULTORES DO CREDITO FUNDIÁRIO PARA UMA REUNIÃO.

agricultura

CONVITE
A Secretaria Municipal de Agricultura de Upanema/RN em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais e o Fórum das Associações Rurais do município convidam os agricultores (as) inscritos no Programa Credito Fundiário para participarem de uma reunião com a Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Reforma Agrária – SEARA.
Data: 18/07/2011
Horário: 13:00 Hs
Local: Plenário da Câmara Municipal do nosso município
Na oportunidade haverá apresentação na nova equipe técnica do Programa Nacional de Credito Fundiário e outros assuntos de interesse do município.   
Upanema/RN, 12 de Julho de 2011.

PROFESSORES DE UPANEMA DECIDEM PELO FIM DA GREVE

educação
          Os professores da rede estadual de ensino de Upanema decidiram em assembléia na noite de ontem acatar a decisão da justiça que determinou o retorno imediato das aulas.

       Apesar do SINTE ter decidido, também em assembléia, continuar a paralisação, os professores de Upanema por unanimidade preferiram não prolongar mais ainda o movimento, que já é o segundo maior da história do RN. Entre os principais motivos está o prejuízo causado aos alunos com a continuidade da paralisação mesmo sabendo que estavam lutando por uma causa justa, que é o cumprimento pelo governo do Estado do Piso nacional dos professores.

       Assim, ficou decidido que na manhã de hoje, sexta-feira (15) comunicariam a regional do SINTE em Mossoró a decisão, em seguida visitarão a FM Liberdade para transmitir a comunidade a decisão e anunciar a comunidade o retorno das aulas na próxima segunda-feira (18).

       O colégio Calazans Freire também já começou os trabalhos visando o retorno das aulas. Já está marcado para a tarde desta sexta-feira uma reunião com todos os professores e servidores da escola com objetivo de traçar as ações a serem desenvolvidas nas próximas semanas de aula.

Gustavo Chierighini, da Plataforma Brasil.

Gustavo Chierighini, da Plataforma Brasil
Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil 

PRECONCEITO


Preconceito racional
Infelizmente o Preconceito é algo que ainda existe e com muita intensidade no mundo todo. Não se sabe ao certo quando teve inicio, mas faz parte do ser humano em si. É um pensando que consiste no fato que existe grande diferença entre as raças e que uma é superior a outra.
Muitas pessoas já sofreram algum tipo de preconceito. Quando falamos em preconceito Racial, as maiores vítimas são os negros. Há centenas de anos atrás, os negros eram escravos, tratados como animais.
Mesmo com a abolição da escravidão, muitas pessoas ainda têm uma idéia parecida com essa. Nas Grandes Guerras Mundiais, o nazista Hitler deixou bem claro que os alemãs eram puros e os judeus eram inferiores. Milhões de judeus foram executados.
Não tem como fazer o preconceito ter fim. É uma idéia que acompanha cada pessoa preconceituosa. Mesmo com campanhas, mesmo com propagandas afirmando que todos somos iguais, ainda há que prejulgue uma pessoa apenas pela sua cor de pele ou descendência diferente.
Preconceito social

O preconceito social é uma forma de preconceito a determinadas classes sociais que provém da divisão da sociedade em classes. A discriminação consiste em acreditar que as classes mais pobres são inferiores às que possuem mais bens. Nas sociedades, o preconceito é desenvolvido a partir da busca, por parte das pessoas preconceituosas, em tentar localizar naquelas vítimas do preconceito o que lhes “falta” para serem semelhantes à grande maioria. Podemos citar o exemplo da civilização grega, onde o bárbaro (estrangeiro) era o que "transgredia" toda a lei e os costumes da época. Atualmente, um exemplo claro de discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente das residências da classe média.



PROFESSORES: PISO SALARIAL JUSTO PARA O MAGISTÉRIO

PISO SALARIAL JUSTO PARA O MAGISTÉRIO
É o mínimo que deve ser feito pelos nossos governantes

O Debate levantando pelo professor SAUL ESTEVAM acerca dos direitos do magistério federal, estadual e municipal é oportuno e merece nosso crédito.
Assim como Saul entendemos que o professor deveria ser a categoria mais valorizada do país, apesar de que não ser. Todos devem ganhar de forma justa pelo trabalho que realizam e devem claro fazer por merecer o salário que o povo pagam com os seus tributos.
O piso salarial ora aprovado pelo STF é uma questão de justiça. Querer pagar menos do que o piso de R$ 1.187,00 é no mínimo querer levar a educação cada vez mais ao descrédito. Não adiante para isso querer justificar que o professor não corresponde ao que ganha. O debate não é este, e sim definir um salário justo para esta categoria que forma nossos filhos, os médicos, advogados, juizes, promotores, procuradores, contadores, e todas as profissões.
Pagar o piso é obrigação dos governos em qualquer esfera que seja, além disso, assegurar os demais direitos desta categoria, como os níveis, títulos, qüinqüênios, etc. Não adianta burlar a lei com artifícios de redução de carga horária, par poder realizar pagamento proporcional.
O magistério precisa receber o mínimo,

além buscar de oportunizar a estes uma melhor formação técnica, bem como estruturar as escolas com condições materiais e infra-estruturas necessárias para uma educação de qualidade e cidadã.


"Não é no silêncio que os homens se fazem,
mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão"            
PAULO FREIRE
PAZ E BEM!
 "Viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a Lei" (Allan Kardec)

Para melhor funcionamento das políticas públicas em especial para o PRONAF:

OUTRAS

Para melhor funcionamento das políticas públicas em especial para o PRONAF:

1- Diminuir a validade da DAP, para 02 anos pois as vezes os agricultores passam a ser funcionários públicos de prefeituras ou conseguem algum emprego e a DAP ainda está valendo, inclusive para o programa minha casa minha vida.

2- Com a mesma senha que o extensionista tem acesso ao sistema da DAP, que o próprio possa ter um link na página do MDA para poder cancelar alguma DAP que porventura seja constatado que a pessoa prestou informações ou rendas inadequadas.

3- Que para enquadramento de renda no semi-árido seja em torno de 40-50%(DAP VARIÁVEL) vindo da atividade agrícola , pois com 70% como está deixa alguns agricultores do semi-árido excluídos, mesmo tendo propriedades de até 4 módulos fiscais.

4- Que os recursos do PAA possam ser de pelo menos um salário mínimo por família.

5- Regularização fundiária de todas as propriedades.

6- Acabar com a exigência de avalista para projetos do PRONAF de atè R$ 20.000,00/ agricultor proprietário.

7- Viabilizar recursos para projetos de convivência com o semi-árido como: barragens subterrâneas, barragens sucessivas nos pequenos rios, barragens submersas, pequenos açudes e barreiros, passagens molhadas, cisternas calçadão, poços tubulares, poço amazonas, etc.

8- Viabilizar recursos (bolsa preservação da mata nativa) para a preservação das margens dos rios, etc

9-Viabilizar recursos para construção e aquisição de equipamentos para pequenas agroindústrias nas comunidades rurais;

 Edimilson José dos Santos (Assistente Técnico de Extensão Rural - EMATER - Alto do Rodrigues).

“Ouça o sábio e cresça em prudência; e o entendido adquira habilidade para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios."
Provérbios 1.5-6

PDHC: Território Sertão do Apodi direciona R$ 300 mil do PROINF


Território Sertão do Apodi direciona R$ 300 mil do PROINF 2011 para apicultura e beneficia 17 municípios

* Caramuru

A reunião deliberativa do PRONAF infra-estrutura - PROINF 2011 aconteceu na manhã desta terça-feira (05), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Caraúbas. Depois de um amplo debate os representantes dos 17 municípios do Território da Cidadania do Sertão do Apodi definiram pelo fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura, investindo os R$ 300 mil na complementação de alguns investimentos do entreposto do mel que está localizado em Apodi e a maioria dos recursos na aquisição de cerca de 3 mil colméias para fortalecer os apicultores do território.

Com a decisão serão contemplados agricultores/as familiares de Janduís, Messias Targino, Patu, Triunfo Potiguar, Paraú, Olho Dagua do Borges, Itaú, Severiano Melo, Caraúbas, Apodi, Felipe Guerra, Upanema, Governador Dix Sept Rosado, Umarizal, Rafael Godeiro e Campo Grande. As cooperativas COOPAPI e COOAFAP ficaram responsáveis de fazerem o cadastramento da proposta no SICONV até o dia 15 de julho.

terça-feira, 5 de julho de 2011.